segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bons amigos e um Estrogonofe de Frango e Alho-poró

No meu último aniversário ganhei de um casal de amigos o livro "Revolução na Cozinha" do Jamie Oliver. O livro é bacana e tem umas receitas bem interessantes, foi um presente que adorei.
Boa comida e boas amizades: os melhores ingredientes pra fazer um prato especial
 Pra retribuir o presente, convidei esse casal e um outro casal de amigos para um jantarzinho e fiz questão de
escolher uma receita do livro que ganhei. Eu queria uma receita prática, para não ficar muito tempo na cozinha e poder curtir os amigos, mas também queria uma receita diferente. Encontrei no capítulo  "refeições de vinte minutos" um de estrogonofe de frango e alho-poró que chamou a atenção que acabei fazendo e vou postar aqui pra vocês:

Ingredientes do Estrogonofe de Frango e Alho-poró para 2 pessoas:
  • sal e pimenta do reino para temperar;
  • 1 alho-poró grande;
  • 1 punhado grande de cogumelos frescos, eu usei o chamado cogumelo paris;
  • 2 peitos de frango picados em tiras pequenas, do tamanho de um dedinho;
  • azeite de oliva;
  • 1 colher de manteiga de leite;
  • 1 taça de um bom vinho branco;
  • 200 ml de água aproximadamente;
  • 1 punhado de salsa fresca picada bem fininha;
  • 1 lata de creme de leite light;
  • 1 limão-siciliano.
O modo de preparo é bem simples. Vamos lá. Retire as extemidades do alho-poró, fatie na diagonal em pedaços bem fininhos e lave-os em água corrente. Fatie os cogumelos.
Em uma frigideira, com fogo alto, coloque um fio de azeite generoso e a manteiga. Em seguida acrescente o alho-poró, o vinho, a água, uma boa pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com um pedaço de papel-alumínio (não sei se pode cobrir com a tampa da panela mesmo, mas segui a receita do chef Jamie) e deixe ferver por 5 minutos. Retire o papel-alumínio, coloque o frango, metade da salsinha, os cogumelos e o creme de leite na panela, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Um pouco antes de servir o estrogonofe, esprema o suco de meio limão dentro da panela do estrogonofe. O limão sicilliano dá um toque especial e deixa um sabor maravilhoso. Para acompanhar, sirva com um arroz cremoso feito com queijo ou com um arroz branco comum. Para finalizar polvilhe o restante da salsa por cima dos pratos e use a outra metade do limão para temperar.

A receita foi aprovadíssima. Adoramos a combinação e o toque especial do limão. O que foi muito melhor do que esta receita de estrogonofe de frango e alho-poró, foram as excelentes companhias, a cervejinha gelada e o divertido papo que durou até altas horas. A noite foi encerrada e adoçada com uma sobremesa de limão, que conto a receita aqui depois.

7 comentários:

  1. Delicioso, experimente! =) Meu amor, eu amei este prato... AH! E as companhias então, perfeitas!!! Bjim

    ResponderExcluir
  2. tuuuudo de bom!!!! Eu que nunca olhei com bons olhos o tal do alho poró, acabei ficando fã por causa desse casal suuuper aí! primeiro a pizza e depois esse jantar maravilhoso! somos todos candidatos ao proximo experimento tá? bjos p vcs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Camila, então quase que tivemos que pedir uma pizza pra vc??? rs

    ResponderExcluir
  4. kkkk..nãaaooo pizza de alho poró num dia e estrogonofe noutro! overdose alimentar também mata! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser mesmo bacana. A receita é maravilhosa! Eu adoro alho-poró.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Foi um presente e tanto, porque esse livro foi justamente o que me impulsionou a criar um blog de gastronomia, de tão bom que é. Já testei várias receitas dele e todas foram um sucesso. Essa aí, confesso que nunca tentei por causa dos cogumelos (não são a minha praia). Mas o seu ficou tão bonito que acho que vou tentar sem eles!

    Não conhecia o seu blog! Parabéns!

    Um abraço,

    Carol Jardim
    --
    www.raizdegengibre.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol. Oi Maria. O livro é mesmo muito bacana, principalmente pela simplicidade dele.

    Carol, sobre esta receita, te confesso que inicialmente me causou certa estranheza, mas gostei muito. Essa semana mesmo orientei a moça que trabalha lá em casa e ela fez para o almoço. Foi feito com champignon em conserva e também ficou uma delícia. Até a meninada amou. Faz lá e me conte.

    ResponderExcluir