domingo, 25 de outubro de 2009

Momento Grão de Bico #1 - Salada

Depois de alguns dias sem postar, aqui estamos. Um coisinha fácil e gostosa de fazer é o tal do Grão de Bico. Tem 2 receitas super simples que adoro e até hoje todos que comeram também gostaram muito que é a Saladinha de Grão de Bico e o Homus. Num dos últimos churrascos agência, me atrevi a levar esses 2 pratos pra acompanhar os espetos. Tudo bem que churrasco é churrasco, mas apesar do grão de bico não ter sido ator principal, acabou sendo um bom coadjuvante.

Vamos neste post com a receita e da salada:

- 250g de grão de bico;
- 2 tomates grandes picados em cubos;
- 1 cebola pequena picadinha;
- pimentão amarelo e/ou vermelho picadinhos;
- ervinhas diversas pra temperar;
- um bom azeite extra virgem (menos 0,5 de acidez)
Modo de Fazer:
- O Grão de Bico deve ser lavado e deixado de molho em água com uma pitada de sal e ervinhas a gosto para o grão hidratar. Normalmente uso orégano, majericão e tomilho e deixo de um dia para o outro. Depois de hidratado cozinhe o grão com esta água temperada em uma panela de pressão até ficar al dente, isso deve ser uns 10 a 15 minutinhos, escorra e separe.
- Em outra panela refogue o tomate + cebola + pimentão com um fio de azeite até a cebola ficar transparente. Desligue o fogo, acrescente o grão de bico, mais uma boa quatidade de azeite e misture bem.
Agora é só colocar na geladeira uns minutinhos pra deixar esfriar, decorar com azeitonas e servir. Quem gosta pode ainda complementar com passas. Essa saladinha acompanha bem uma carne assada ou grelhada e pode ser complementada com uma saladinha de folhas verdes. Eu adoro, minha esposa adora e acredito que vc vai adorar também. Bom apetite. Já vou preparar o post do Homus. Abraço.

3 comentários:

  1. Eu gosto mto mesmo... é delicioso!!!!
    :))"

    ResponderExcluir
  2. Esta salada é tudo de bom!!! E se quiser acrescentar bacalhau...Tbém fica muito bom!!!
    Bjim
    Vir!!

    ResponderExcluir
  3. Se colocar o bacalhau fica delicioso mesmo. Se não gostar de peixe, um frango desfiado mais molhadinho também combina.

    ResponderExcluir