terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aula 4 - Salada de Alcachofra


Desde o primeiro dia do curso um de nossos colegas estava morto de curiosidade pra saber como fazia a tal da alcachofra. Nosso chef professor levou junto com o equipamento pra aprendermos a fazer massa, levou uma boa quantidade de alcachofra pra fazermos a salada. Vou me permitir postar o e-mail da nossa colega Silvana e do seu esposo Edimilson passaram para a turma com a receita e que
ficou ótimo. Nesse dia só estava com o celular e ele quebrou um galho pra registrar a tal receita.


Qto a receita da alcachofra já que vc faz tanta questão lá vai:
SALADA DE ALCACHOFRA
INGREDIENTES:
· Alcachofras (1 p/ cada convidado)
· Azeitonas (1 vidro)
· Tomates picados (em pedaços bem pequenos)
· Alho (picado tipo brunoise) à gosto
· Cebola (picada tipo brunoise) à gosto
· Sal à gosto
· Vinagre (p/ regar)
· Azeite (p/ regar)
PREPARO:
Pegue uma alcachofra de cada vez, vá tirando os gomos até chegar no miolo da danada, ou seja, na parte macia. Chegando lá você deverá retirar todos os "cabelinhos", "fiapinhos", “espinhos” sei lá, seja lá o que for que as alcachofras têm no meio, vc deve retirar, senão na hora de comer "eles" os "fiapinhos", “cabelinhos”, “espinhos” irão enroscar na sua garganta e na de seus convidados, podendo iniciar um festival de: ram-ram!! Evite isso, retire tudo!! Agora, olhe para as alcachofras, não se decepcione, não sobra quase nada mesmo!! Pegue os pequenos miolos, ponha para cozinhar até que fiquem macios (para saber o ponto, espete um garfo no meio da alcachofra e veja se entra suavemente).
Misture as alcachofras com os demais ingredientes, os quais, deverão ser em quantidades fartas, pois você vai precisar para dar gosto ao sabor “sem graça” das alcachofras, que ao invés de serem as estrelas do prato passam a ser simples coadjuvantes.
Dicas:
1) Preparar com um dia de antecedência, para dar tempo do encardido que as alcachofras provocarão nos seus dedos, saírem.
2) Depois de tudo pronto, retire as alcachofras, reserve-as (de preferência esqueça onde vc reservou) e use o restante dos ingredientes como molho para um assado.
Obs.: Se você esquecer de comprar as alcachofras, não se preocupe elas não farão nenhuma falta. rrrrsss...brincadeirinha.

4 comentários:

  1. asuhauhsuahsuash....pelo visto o autor da receita odeeeeeeeia alcachofra..rsrsrrs..

    ResponderExcluir
  2. Pois é... minha experiência com alcachofra não foi das melhores... mas quem sabe ela ainda me surpreende e muda minha opinião ;)

    ResponderExcluir