domingo, 16 de agosto de 2009

Aula 3 - Desvendando o Filet Mignon e um Rizotto para acompanhar

Nessa aula, o que mais valeu a pena foi aprender a limpar e trabalhar com o Filet. Já tinha visto aqueles vários nome que davam quando o corte era diferente, mas até então eu não entendia muito bem. Achei um blog que explica sobre essa questão dos cortes, para conhecer mais, basta clicar aqui.
Depois de cortar os medalhões, foi a hora de grelhar. O ideal é trabalhar sempre com a frigideria beeeem quente e deixar a água secar e a carne selar pra só depois virar os medalhões e fazer a mesma coisa do outro lado. Assim o filet fica macio e suculento... hummm... uma delícia.


Esse dia, acreditando que teria a receita na apostila, não anotei :(.... mas o que fizemos foi um Filet, com molho madeira e funghi séc que ficou maravilhoso e um rizotto muito bom.Do rizotto aprendi que um bom vinho faz a diferença, pra ficar bem feito o caldo deve ser acrescentado aos poucos, assim o arroz ( arbóreo - esse arroz italiano tem o grão mais grosso e redondo e absorve maior quantidade de água) fica com textura cremosa e perfeitamente cozido.
Além do bom vinho, a manteiguinha de leite no final (tem gente que prefere usar margarina, eu esqueço das recomendações médicas e mantenho a manteiga que acho muito mais saborosa) e o parmesão que também ajudam a dar aquele aspecto cremoso de um bom rizotto.
Depois de seguir todas essas dicas as chances de dar algo errado diminuem consideravelmente. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário