sexta-feira, 12 de junho de 2009

Aula 2 - O Frango Bêbado na Cerveja

Nesse dia da aula do frango, fizemos um frango assado na cerveja, mas assado de uma forma bem interessante... o nome do prato é Frango Bêbado... os meus colegas de curso ficaram tentando inventar um nome um pouquinho mais sofisticado pro prato, mas acabou que ficou foi esse mesmo.

COMO FAZER: Você vai precisar de um frango inteiro, uma lata de cerveja preta (pode ser Caracu) limão, sal, pimenta do reino e alecrim pra temperar.
Depois de temperar o frango com o limão, sal e umas folhinhas de alecrim (pode ser fresco ou desidratado), experimente o tempero pra ver se está bom... o segredinho que aprendi é dar uma lambidinha no dedo que estava mechendo e misturando o frango... o sabor do tempero na mão é muito próximo do sabor que está na carne, enquanto se usar uma colher, o sabor é um pouco diferente (não esquece de lavar a mão depois rs).
Vamos ao grande truque: embebedar o frango. Cubra a latinha de cerveja Caracu (acredito que a Xingu tb deve ficar boa) com papel aluminio e não deixe nem um pedacinho da parte do "rótulo" da cerveja aparecendo, deixe apenas a boquinha da lata sem cobrir. Num tabuleiro, abra a latinha e coloque ela em pé no meio e encaixe o frango como se estivesse sentado na latinha... é isso mesmo, vc vai levar ao forno quente para assar e a cerveja vai evaporar um pouco e dar aroma e sabor ao frango enquanto assa. Depois de assado, retire com um garfo e um pegador a latinha de dentro do frango (cuidado, estará muuuuito quente) e com o restinho da cerveja faça um molho pra acompanhar. A receita do molhinho fico devendo por enquanto... eu já estava degustando os outros pratos da aula enquanto o nosso Chef Professor preparava o molho e acabou que não copiei a receita rs... mas experimentei e o sabor é ótimo ;)

2 comentários:

  1. Eu posso substituir a cerveja caracu por uma malzbier?

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu nunca fiz esta experiência, mas deve ficar bom também, porém um pouco mais adocicado. Experimente lá e me conte. :)

    ResponderExcluir