sábado, 13 de junho de 2009

Aula 2 - A sobremesa: Mousse de iogurte com calda de damasco e confit de cerejas

Além de aprender que sempre que for cozinhar, a primeira coisa a fazer é a sobremesa, aprendi a uma opção de sobremesa bem bacana. Um mousse de iogurte que é muito gostoso, suave e fácil de fazer... eu até não sou muito fã de damasco, mas adorei nessa receita. Vamos aos ingredientes:


MOUSSE:
- 2 copinhos de iogurte natural;
- 350ml de preparo para chantilly já adoçado - conheço a marca Ulálá e um que chama ChantMix(pode ser chantilly feito com creme de leite fresco tb);
- 12g de gelatina em pós sem sabor (é geralmente um envelopinho);


CONFIT DE CEREJA (Confit é geléia...):
- 125g de cerejas cortadas (sem caroços);
- 100g + 1 colher de açúcar;
- 100ml de água;
- Suco de meio limão;


CALDA DE DAMASCO:
- 170g de damasco seco picadinho;
- 50g de açúcar;
- 350ml de água;
- suco de meio limão;


Pra fazer o MOUSSE, dissolva a gelatina em água quente... sempre coloque um pouco mais de água do que manda nas instruções do envelopinho e se fizer no microondas vai ser muito mais prático e rápido. Misture a gelatina com o iogurte e em seguida, com cuidado, misture com o chantilly adoçado (nessa hora vc já vai ter batido e feito o chantilly seguindo as intruções da caixinha do produto ou usando o creme de leite fresco com açúcar). Coloque essa mistura em uma travessa grande ou em várias taças e leve pra gelar.

O CONFIT DE CEREJA deve ser feito em uma panela. Misture todos os ingredientes, leve ao fogo e assim que ferver, abaixe o fogo ao máximo deixe cozinhar por uns 20 minutinhos, até formar uma calda mais grossinha com pedacinhos de cereja. Deliciosa.

Pra fechar a receita, falta fazer a CALDA DE DAMASCO da mesma forma que a cereja, mistures todos ingredientes no fogo baixo, só que o damasco demora um pouco mais pra cozinhar e por isso que usa mais água. Talvez vc precise cozinhar uns 5 minutos a mais. Quando estiver pronto, vc pode bater no liquidificador e passar por uma peneira pra virar calda ou simplesmente não bater e usar com os pedacinhos (como nesse da foto).

Depois, basta pegar a travessa ou as tacinhas do mousse que estavam na geladeira e decorar com o confit e a calda e servir... aí é só saborear... a melhor parte de qualquer receita. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário