segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Momento Grão de Bico #2 - Homus

Sou apaixonado por comida árabe. Não sei fazer muitas coisas, mas aprendi a fazer o Homus de Grão de Bico que sou apaixonado. Este homus acompanhado de um pãozinho sírio já virou figurinha conhecida nos encontros com amigos aqui em casa e até mesmo para acompanhar saladas no almoço. Até as 2 baixinhas aqui comem bastante.

Essa receita tem um toque especial e não segue exatamente a receita tradicional.

Vamos aos ingredientes:
- grão de bico bem cozido (veja no post anterior sobre como hidratar e cozinhar, só que aqui é melhor que eles estejam mais cozidos);
- limão;
- alho;
- azeite extra virgem;
- creme de gergelim;
- ervas desidratadas;
- tahine (você encontra nos melhores supermercados, é um creme de gergelim - veja na fotinha acima o que usei);
- gergelim preto torrado (opcional);
- óleo de gergelim torrado;

Fazer esse patê é fácil:
Uso normalmente uns 250g de grão de bico e dá uma boa quantidade, mas pra ser sincero nunca me preocupei tanto com medidas nessa receita. Coloque o grão de bico cozido no processador com um pouco daquele caldo que ele cozinhou na panela de pressão e alho amassado a gosto. Pra essa quantidade uso uns 2 dentes. Com a máquina ligada, junte suco de limão a gosto, uma boa (boa mesmo) quantidade de azeite, umas gotinhas de óleo de gergelim torrado, uma colher de chá de bem cheia de Tahine e se gostar, coloque um pouquinho de gergelim. Bata, experimente e veja a textura. Se gostar mais durinho, vai ser com menos azeite, se gostar mas mole, aumente o azeite. Isso fica a seu gosto. Se quiser ter 2 sabores, separe parte e misture com queijo ou ricota ralados e dá um sabor todo especial.
Gosto de preparar de véspera e deixar resfriar na geladeira pelo menos umas 2 horas em recipiente fechado.

Pronto, agora é só chamar os amigos, abrir aquela cerveja e mão na massa. Bom apetite.

9 comentários:

  1. Hummm delícia, deu vontade de comer agora... rs Só pq estou vendo as fotos daqui do trabalho... nossa, com um pãozinho sírio seria td de bom...

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Homus. Mas descascar grão de bico é o bicho. Dá pra ficar tonta. Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
  3. Delma, o melhor de tudo é que não precisa descascar...

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaaaamo homus, e o seu ficou com uma aparencia incrível!
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Oi Rogério, queria saber como faz para cozinhar o grão de bico com casca.
    Pq eu deixei o grão de molho de um dia pro outro e descasquei mas dá um trabalhão, pq eu fiquei cm medo de na hr de por na panela de pressão ela entopir cm a casca e explodir!
    Poderia me ajudar?
    Obrigada,
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol... andei meio distraído com os comentários e só hoje estou respondendo. Não tem muito segredo de cozinhar com casca não... simplesmente deixar de molho e depois colocar ele na panela de pressão com casca e tudo. Nunca tive problemas. Ficou bom tanto pra salada quanto pra Homus. Tente lá e me conte. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Não precisa descascar! Fantástico! Num outro site eu fiquei sabendo de um truque para cozinhar com casca sem correr o risco da mesma soltar. É só deixar de molho na água com sal! Não é o máximo?

    ResponderExcluir
  8. Pretty Woman, Obrigado pelo comentário... eu não sabia dessa dica da água com sal com o objetivo da casca não soltar, mas eu sempre fazia isso com o objetivo de temperar. :)

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia Homus até viajar para Israel ano passado e me apaixonei! É realmente delicioso e vou tentar fazer em casa pq estou com muita saudade.

    Sandra

    ResponderExcluir