domingo, 16 de janeiro de 2011

Um bom motivo pra cozinhar - Medalhão de Filé com tomilho e talharim ao sugo

Uma das coisas mais gostosas de cozinhar é o universo que gira em torno da comida. Ela move festas, confraternizações de família e amigos. Quem se arrisca na cozinha, além do prazer de comer, tem também o prazer de reunir pessoas que gosta. Reunir alguns amigos que ainda não tinham visitado a nossa casa, foi o que motivou a receita que vou postar hoje.

Era sexta-feira, ainda "preto na folhinnha", então pensei em fazer algo gostoso, mas que fosse
prático e fácil. O cardápio dessa divertida noite de sexta-feira foi:

Entrada:
- Carpaccio de filé;

Prato principal:
- Medalhão de filé grelhado com queijo prato e tomilho fresco no ninho de talharim ao sugo com manjericão fresco;

Sobremesa:
- Manga com ganache e castanha de caju (essa receitinha eu conto depois).

Atento com a cervejinha que me fazia companhia na cozinha, fui um pouco desatento e não registrei as fotos de tudo como devia, mas acredito que dá pra compartilhar os principais "segredinhos" desta receita.

Para a entrada, comprei um carpaccio daqueles congelados, já prontos que encontramos em bons supermercados e fiz apenas o molho que acompanha. Montei em um prato com alface cortada fininha, uns tomatinhos uva, o molho de alcaparras com parmesão ralado e torradinha pra acompanhar.

Receita do molho para carpaccio:
- 1 colher de Azeite extra virgem de qualidade + 1 limão grande + tomilho (seco ou fresco) + 1 colher de alcaparras (lavadas e sem o caldo) + 1 colher de mostarda. Bata tudo em um mix ou liquidificador, jogue por cima do carpaccio e sirva imediatamente com parmesão ralado.

O talharim comprei uma massa fresca, que achamos bem mais saborosa, e cozinhei seguindo as instruções da embalagem. O molho ao sugo, não fizemos o molho caseiro (que é o mais gostoso) fizemos um refogadinho de tomate picadinho, cebola e alho no azeite, acrescentei molho pronto Salsaretti (gosto mais do sabor deste), 2 latas de tomates pelados, manjericão fresco e o segredinho: uma colher caprichada de açúcar pra quebrar a acidez e adoçar o molho. Deixei cozinhar um pouco e reservei para servir com a massa, folhinhas de manjericão fresco e parmesão ralado.

O filé também é bem fácil de fazer. Já comprei o filé cortado em medalhões mais grossos, em torno de uns 2 dedos de altura cada. Prefira a carne sem ter sido congelada, ela dá menos água e é melhor pra fazer. Para temperar use sal, pimenta do reino, tomilho fresco e vinho branco "funchal madeira". Deixe reservado por uma meia horinha pra pegar o sabor. Além do tempero, o segredo está na hora de grelhar o filé. Para ficar mais macio e suculento use um pouquinho de óleo, uma frigideira beeem quente. Coloque a carne até dourar e selar a carne de um lado, só então vire e sele o outro lado. Nada de ficar apertando a carne enquanto grelha. Depois de grelhado, coloque uma fatia de queijo prato (Polenghi) e leve ao forno quente por 5 minutinhos, só pra derreter o queijo.

Na hora de montar o prato, faça um ninho com o Talharim, coloque o filé grelhado com queijo derretido no meio, salpique um pouco de tomilho desidratado por cima do queijo, jogue uma boa quantidade de lascas de amêndoas torradas, um tomatinho uva e um pouco do molho de molho ao sugo pra enfeitar. Pronto. Eu fiquei muito feliz com o resultado, principalmente com o sabor do filé e do molho.

Eu e minha esposa ficamos muito felizes com a visita e com essa noite saborosa.
Tentem fazer o filé e depois me contem se ficou gostoso. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário